Lendas de Cada Dia: Saci-Pererê

  O projeto visa o estudo das lendas e mitos do nosso Brasil, tanto os indígenas como as lendas urbanas que costumamos ouvir das nossas avós quando elas querem nos assustar. Pretendo com isso falar sobre a origem de cada personagem do nosso folclore, não da maneira que já é feito mas abrangendo também a localidade de origem, os costumes dos povos da região e uma visão mais aprofundada do que isso pode ter influenciado nos aspectos psicológicos de cada ser.


 A lenda do Saci-Pererê

Arte de Anderson Awvas


  Nomes: Saci-Pererê, Saci-Cererê, Matimpererê, Matita Pererê, Saci-Saçurá e Saci-Triquê;

  Origem: Muitos acreditam que essa lenda se originou nas tribos indígenas do Sul do país mas com o tempo agregou muitas influências tanto africanas como europeias, isso fica bem explícito nas mudanças que a lenda sofreu no decorrer do tempo o que vamos verificar um pouco mais pra frente;

  Data de Criação: O mito existe desde o começo do século 19;

  Data Comemorativa: O dia do Saci é comemorado em 31 de outubro. No ano de 2005 resolveram criar essa data para contrabalancear o Halloween e tentar dessa maneira a valorização da nossa cultura;

  O Saci-Pererê: O Saci-Pererê sofreu muitas mudanças, tanto em sua personalidade quanto nas características físicas, isso se dá principalmente pelo fato da miscigenação de culturas que temos no Brasil, na época da colonização isso foi muito forte e muitos costumes e lendas já existentes sofreram algumas manipulações. As histórias antigamente eram contadas boca a boca e como sempre dizem: “Quem conta o conto sempre aumenta um ponto”.
  Nos primórdios o Saci era um menino indígena, com o espírito endiabrado (típico de crianças levadas), tinha as duas pernas e um grande rabo. A primeira mudança física veio com a migração do mito para a região Norte, foi ai que surgiu a influência dos africanos, transformando o personagem em um menino negro que perdeu a perna lutando capoeira, sendo que a parte psicológica continuava a mesma, foi aqui também que ele ganhou o seu cachimbo. Só muito tempo depois que a imagem que hoje temos do Saci foi formada, com o acréscimo do gorro vermelho (isso pode remeter aos Trasgos da cultura portuguesa), herança das populações europeias que aqui viviam.
  Voltando um pouco para a origem do mito, temos algumas características interessantes. Sempre aprendemos na escola que o Saci é brincalhão, que passa os seus dias a se divertir fazendo trapalhadas, escondendo objetos e demais coisas que esperamos de uma criança travessa. Mas o que não é dito é que ele é um grande conhecedor das ervas e de todos os chás e medicamentos que podem ser oferecidos por elas, é o guardião desses conhecimentos por assim dizer e quem quiser entrar na floresta atrás disso deve pedir autorização para ele.



  Literatura: Foi a partir da literatura infantil e até infanto-juvenil que esse personagem foi mais difundido. Um grande exemplo é o Sítio do Pica-Pau amarelo de Monteiro Lobato que depois virou desenho e até série televisiva. Aqui temos a típica imagem do Saci-Pererê travesso e com as influências estrangeiras que agora conhecemos. Vale muito a pena lembrar que na origem ele era uma criança indígena, tinha as duas pernas e a única coisa que restou foi seu espírito travesso. 

  Filmes: Com as pesquisas descobri um documentário bem interessante que pode trazer ainda mais conhecimento: “Somos todos Sacys” de Rudá K. Andrade e Sylvio do Amaral Rocha e uma releitura dos contos de Monteiro Lobato: “O Saci” de Rodolfo Nanni.


Fonte:

3 comentários: