Ailton Krenak


  Um dos maiores militantes indígena,s além de ambientalista, coordenador da rede povos da floresta e ex-deputado federal, Ailton Krenak teve seu primeiro contato com o homem "civilizado" aos 9 anos de idade, quando se viu obrigado a sair de sua terra para um lugar distante e desconhecido. Toda essa movimentação territorial, fez com que um enorme medo o afligisse, criando nele a determinação de manter as raízes de seu povo vivas.
  Todas as experiências e conhecimentos que teve a partir do contato com os ancestrais em diversos dos rituais de seu povo, deram a Ailton a segurança de sua identidade e a força para lutar.

"A memória e identidade sãos veículos 
para a gente passar em qualquer lugar."

  Ailton nasceu e cresceu em Minas Gerais, junto com a sua etnia. Aos 17 anos migrou para o Paraná junto com seus parentes, foi quando, aos 18 anos teve a sua alfabetização. Seu caminho após isso foi crescendo e o levando cada vez mais alto e mais forte nos caminhos de manter seu povo e sua identidade unidos. O levou a transmitir toda a sustentabilidade e forma de pensar que aprendeu, quando muito novo, com o contato com as forças da natureza.
  Foi na década de 80 que Ailton começou a se dedicar única e exclusivamente as articulações dos movimentos indígenas, o que o levou em 1987 a fazer um dos gestos mais marcantes em pleno Congresso Nacional, enquanto discursava sobre os retrocessos nos direitos indígenas pintou seu rosto de preto com a pasta do jenipapo.

Ailton Krenak se pinta com a pasta de jenipapo


  No decorrer da sua vida participou de inúmeros projetos que levassem a diante a mensagem indígena e que garantissem os direitos para seus iguais. Hoje em dia voltou a viver em MG, mais próximo do seu povo e é coordenador do Núcleo de Cultura Indígena, uma ONG que foi idealizada por ele mesmo.
  
  Projetos que ele faz parte:


Conheça um pouco mais da história de Ailton Krenak:



Participação no 20 ideias para girar o mundo:

 

2 comentários:

  1. Gostaria de entrar em contato com Ailton para desenvolver um trabalho entre culturas indigenas. Estou situada na Australia. Sou brasileira com avos indigenas, mas vivo fazem anos na Nova Zelandia e Australia. Tenho interesse em desevolver on trabalho de PHD entre as culturas e valores indigenas para o florecer de uma nova consciencia.
    Por favor entre em contato comigo pelo email taniaserrat747@gmail.com
    Muito obrigada - "Indios que mudam o mundo"

    ResponderExcluir
  2. Comaprtilhei no blog, sucesso. Gratidão.

    ResponderExcluir